domingo, 8 de novembro de 2015

Angelfish Chama



O angelfish chama (Loricula de Centropyge)  é um angelfish marinho da família Pomacanthidae encontrado em tropicaiságuas do Oceano Pacífico. Outros nomes comuns incluem o anjo chama, ardor angelfish, angelfish pigmeu ejaponês.

Coloração do angelfish da chama é brilhante laranja-vermelho com um ponto verticais alongado preto e quatro ou cinco barras nas laterais, a parte posterior da dorsal e anal, com a alternância de bandas roxo-azuis e pretas curtas.  As amostras de as Marquesas faltam as barras pretas verticais. Os machos são geralmente maiores e um pouco mais colorido do que as fêmeas.

O tempo de vida do angelfish da chama é de 5-7 anos ou mais.

Pode ser encontrada em vários recifes de Oceania, mais comuns em Marshall, Line, e as Ilhas Cook. O peixe é também, embora menos comum, encontrado nas ilhas havaianas. Particularmente, o angelfish da chama pode ser encontrado no foreslope dos recifes de coral e lagoas cristalinas. 



Na natureza, o angelfish da chama tem uma dieta variada composta por algas e crustáceos. Há espécimes ocasionais que vivem vidas muito longas em aquários do recife, mas a maioria destes peixes, muitas vezes morrem sem motivo aparente quando forem mais velhos. Isso pode ser facilmente explicado como muitos da família Centropyge são predominantemente comedores de plâncton como juvenis e vai mudar para consumir a sua dieta natural, uma vez adulto totalmente crescido. 

Às vezes, tudo que toma é para um indivíduo desnutrido para "testar" uma fonte de alimento. Sendo este o caso, escalares são geralmente adicionados a um tanque bem estabelecida e alimentar congelado camarão mysis, crustáceos, tais como de carne de camarão e moluscos.



Em cativeiro, esta espécie alimenta-se de uma variedade de alimentos, incluindo camarão de água salgada, mysis camarão, e outra carne, bem como a espirulina,folhas de algas, e pelotas, também por experiência própria que favorecem atum e camarão mesa. 

O angelfish da chama é conhecido por ser tímido sobre introdução a um aquário estabelecido,  espécimes especialmente menores; mas, dentro de uma semana, vai ganhar confiança e depois é constantemente vistos pastando em torno de rock ao vivo durante o dia.


O angelfish da chama é muitas vezes considerado recife seguro. Eles vão se adaptar a uma dieta cativa rapidamente que normalmente vai impedi-los de consumir corais moles ou pedregosos. Espécimes individuais que escolher em corais ou moluscos mantos são mais frequentemente do que não sob alimentado ou sob nutrido.